top of page
Design sem nome (27)_edited.jpg

Saiba mais sobre

PIRÓLISE E BIOCARVÃO

Atualmente, a maioria dos resíduos agroindustriais não são devidamente tratados e, sem o descarte apropriado, geram poluição ambiental, sendo, consequentemente, um impacto negativo na saúde humana e animal. Logo, o desenvolvimento de técnicas eficazes para usar e converter biomassa pode gerar renda e reduzir o problema do descarte. Dentre as tecnologias de conversão térmica da biomassa, a pirólise é considerada a mais promissora devido à grande flexibilidade do processo, capaz de processar uma ampla diversidade de materiais. A possibilidade de produzir especialidades químicas e produtos de maior valor agregado, fazem desse processo uma opção muito atraente diante das iniciativas atuais de busca de novas fontes renováveis para a produção de energia limpa. 

Reator 3.png

O PET BioSus conta com uma linha de pesquisa capaz de transformar resíduos em Biocarvão, através do processo de Pirólise. A atual biomassa utilizada pela linha é o bagaço de malte. O bagaço de malte é um subproduto sólido da produção de cervejarias e representa 85% do total de subprodutos gerados por esse setor. A produção de bagaço de malte no Brasil chega a cerca de 1 milhão de toneladas por ano. Dessa forma, o reaproveitamento desse resíduo é uma alternativa não só ambientalmente, como também economicamente atrativa.

Reator de pirólise construído pelo PET BioSus

Nessa linha de pesquisa, estudamos os efeitos da adição de carvão ao solo característico da região do Alto Paraopeba, em MG, o que pode promover a redução do uso de fertilizantes químicos e do impacto ambiental na agricultura. Almejamos alcançar resultados satisfatórios a partir da análise de diferentes parâmetros, os quais podem influenciar na produtividade, a fim de possibilitar a disseminação dessa técnica em comunidades rurais, o que proporcionará um aumento da produtividade e sustentabilidade da atividade agrícola na região.

Sem Título-1.png

As pesquisas acerca do biochar (ou, biocarvão) tiveram início com a descoberta da Terra Preta do Índio (TPI), cujo solo apresenta grande fertilidade decorrente da deposição e carbonização dos rejeitos orgânicos. O biocarvão é um composto originado da pirólise da matéria orgânica, onde sua composição e estrutura permitem a melhora da qualidade do solo.

Biocarvão obtido após o processo de pirólise.

CONHEÇa outras linhas DE PESQUISA

Sem Título-1_edited.png

PET Biotecnologias

para a Sustentabilidade

Onde nos encontrar?

Sala 204/ Bloco 1

Rodovia MG-443/Km 7

Fazenda do Cadete

36420-000

Ouro Branco, MG

petbiosus@gmail.com

Redes sociais

Acompanhe o nosso trabalho e novidades.

  • LinkedIn
  • Instagram
bottom of page